O Inbound Marketing é visto como uma metodologia usada para atrair, criar conexão e solucionar problemas de clientes e potenciais consumidores com base na criação de conteúdos relevantes e experiências personalizadas nos mais diversos canais: redes sociais, e-mails, blogs e outros.
As estratégias de Inbound Marketing auxiliam os clientes durante toda sua jornada de compra, os acompanhando pelas etapas do funil de vendas:
Topo de funil (Aprendizado e descoberta)
Topo de funil é a etapa em que o usuário reconhece que está com um problema, mas ainda não sabe o que fazer para solucioná-lo. Por esse motivo, sai em busca de informações que possam ajudá-lo nessa missão.
O usuário pesquisa na internet qual é a melhor solução para o seu problema e a marca que oferecer conteúdos relevantes, atrativos e informativos sobre isso, ganhará a atenção do leitor.
Em meio a essa etapa de aprendizado e descoberta, o Inbound Marketing tem como objetivo educar os clientes e apontar como seus problemas podem ser resolvidos.
Isso pode acontecer, principalmente, com a criação de artigos para blogs, mostrando como essa necessidade surge e como ela pode ser atendida com a ajuda de produtos e serviços específicos.
Quanto mais conteúdos seu negócio oferecer, maiores serão as chances de o visitante prosseguir para as próximas etapas do funil.
Meio de funil (Reconhecimento do problema)
No meio de funil, o Inbound Marketing é praticado de outra maneira. Isso porque é a etapa em que o visitante já entendeu que tem um problema e como pode ser resolvido. Agora, é a sua chance de apontar o seu produto ou serviço como a solução perfeita.
As chances de fechar negócio aumenta nessa etapa de vendas. Usando uma estratégia de Inbound Marketing bem-estruturada, sua marca mostra para o usuário que ele não precisa buscar a solução em outro lugar, pois você tem tudo aquilo que ele está procurando.
A estratégia de Inbound Marketing aqui é capturar o máximo de informações sobre aquele usuário. Isso pode acontecer por meio de uma Landing Page com um formulário de conversão, por exemplo.
Esse formulário deve conter informações pessoais como nome, e-mail e telefone para que a sua empresa possa entrar em contato e incentivar a próxima etapa: a decisão de compra.
Fundo de funil (Decisão de compra)
A terceira e última etapa do funil de vendas é o fundo. É quando o visitante finalmente toma a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço.
Nessa fase, que o cliente já sabe o que precisa para resolver o problema, ele tem duas opções: adquirir sua solução ou a de seus concorrentes. Por isso, o Inbound Marketing tem a missão de incentivar a compra ou contratação no seu negócio.
A estratégia para isso é, muitas vezes, disponibilizar um cupom de desconto atrativo ou contar com CTAs (chamadas de ação) para motivar o cliente, como “fale com um atendente” e “receba mais ofertas”, por exemplo.
A missão do Inbound Marketing é garantir que o usuário não saia do seu site sem concluir a compra ou entrar em contato para finalizar a ação mais tarde.
Quais são os fundamentos do Inbound Marketing?
Essa metodologia do marketing possui três fundamentos: atrair, converter e encantar.
- Atrair e criar uma conexão com potenciais clientes com conteúdos relevantes;
- Converter uma ação, como uma compra ou a inscrição em um evento da marca;
- Encantar e fornecer todo o suporte necessário para o usuário confiar no seu negócio e voltar sempre que precisar de soluções eficientes.
Agora que você já entendeu o que significa Inbound Marketing e quais são os seus objetivos, veja também quais são os recursos e práticas usadas na elaboração de uma estratégia como essa.
Uma estratégia de Inbound Marketing deve ter:
- Artigos de blog, e-books e outros materiais ricos;
- Estratégias de SEO para alcançar boas posições no Google e em outros buscadores;
- Postagens nas redes sociais;
- Landing Pages;
- E-mail marketing;
- Newsletters.
Para que o seu negócio conquiste os seguintes benefícios:
- Mais visibilidade;
- Capacidade de atrair mais clientes em potencial;
- Criação de conteúdos que fazem a diferença para o seu público;
- Ciclo de vendas otimizado;
- Bom relacionamento com clientes;
- Acompanhar resultados em tempo real.
Veja um case de sucesso:
A TD SYNNEX e a Microsoft tinham como objetivo realizar uma campanha digital capaz de posicionar a Microsoft como um player no mercado de segurança cibernética e conquistar novos clientes.
A campanha deveria englobar dois públicos distintos: revendedores de TI (principais parceiros da TD SYNNEX) e empresas (foco da Microsoft). Além disso, a ação deveria ser vinculada em 9 países da América Latina, com peças em português e espanhol.
Para que esse projeto fosse criado, a campanha precisou ser dividida em duas partes:
A primeira foi criada com a intenção de levar a mensagem aos revendedores parceiros da TD SYNNEX, informando sobre a linha de segurança da Microsoft e incentivando, também, a capacitação técnica.
A segunda foi focada em mídias sociais, com o intuito de captar leads de empresas.
Durante os 6 meses de vigência, a campanha gerou mais de 1,2 milhão de impressões e mais de 40 mil cliques vindo de 9 países da América Latina. Foram conquistados 654 leads (potenciais clientes), sendo que 68 já estavam prontos para a venda e 20 solicitaram contato direto com um especialista da TD SYNNEX.
Leia todos os detalhes do case: Campanha Microsoft • SYNNEX • Ideatore (ideatoreamericas.com)
E se quiser conquistar mais clientes usando as estratégias de Inbound Marketing, entre em contato!