É possível construir uma marca de valor usando dados? Com uma estratégia de brandformance, sim!
Num mundo onde o consumo está mais conectado do que nunca, despertar bons sentimentos no público tornou-se uma jornada valiosa, porém desafiadora de ser colocada em prática.
Isso se deve ao fato de que a tecnologia e seus avanços destacaram três dores: a dificuldade de se destacar no mercado, de estabelecer laços com o público e de utilizar a tecnologia de maneira estratégica. Reconheceu alguma delas?
Estamos vivendo em um contexto ainda mais competitivo devido às ferramentas tecnológicas que têm facilitado e agilizado muitos processos, como a criação de campanhas criativas, por exemplo. Por essa razão, oferecer ao usuário uma experiência mais fluida, intuitiva e hiper personalizada deixou de ser um diferencial e tornou-se, na verdade, uma exigência do próprio cliente.
Com novas possibilidades de engajamento, chegou o momento em que as empresas, incluindo a sua, devem compreender de que maneira a tecnologia, os dados e outros recursos podem ser utilizados para trazer mais eficiência econômica e no contato com o consumidor.
Mas de que maneira é possível conectar sua marca ao seu público de forma abrangente e precisa, trabalhando seus valores e atendendo às necessidades dos consumidores? A resposta está no Brandformance!
Por meio de uma estratégia de Brandformance, uma fusão inteligente entre branding e performance para construir identidade e visibilidade de marca, fica mais fácil alinhar esses esforços com objetivos de desempenho mensuráveis. Vamos te mostrar como:
Qual o significado de brandformance?
É uma estratégia que consiste na fusão de branding e performance, permitindo que as empresas construam sua marca com base em análises de dados relevantes para alcançar um bom desempenho.
Unindo esses dois conceitos essenciais do marketing, as empresas de diversos setores desbloqueiam vantagens significativas, como estabelecer conexões emocionais com seus clientes, ao mesmo tempo em que impulsionam seus KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho).
Para compreender essa combinação e sua relevância para os negócios, é essencial, em primeiro lugar, analisar separadamente os dois termos que a compõem:
Branding:
O branding, no marketing, é responsável pelo storytelling da marca. Seu papel é construir e contar histórias de cada negócio com o propósito de estabelecer relacionamentos sólidos com seus clientes.
Por meio de uma estratégia de branding, as instituições podem comunicar o propósito de sua empresa, apresentando valores.
Suas vantagens incluem a consolidação da marca, fortalecimento da identidade da empresa, além de foco no relacionamento com os usuários e na geração de valor.
Performance:
Diferentemente do branding, a performance se baseia em dados para promover campanhas bem-sucedidas. Essa área envolve a aplicação de estratégias de conversão em diferentes canais, como a criação de anúncios pagos para atrair leads, o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) para atingir ranqueamentos orgânicos e o envio de e-mails persuasivos, por exemplo.
Na área de performance, o objetivo principal é converter (seja leads, vendas ou outras metas estipuladas). E para que isso aconteça, diversas mídias e ferramentas são utilizadas para a captação de dados mensuráveis para otimizar as campanhas.
Agora que você já entendeu, resumidamente, o que cada um desses termos significa, deve estar se perguntando como eles se conectam por meio do brandformance. Sendo assim…
O que é brandformance?
Retomando: brandformance é um conceito que engloba dois termos importantes do marketing: o branding e a performance em uma única estratégia para alcançar melhores resultados ao longo de toda a jornada dos clientes.
Mas, afinal, como isso é possível? Enquanto o branding cria empatia e interesse, a performance concentra-se na conversão, resultando em uma abordagem abrangente para potencializar os negócios.
No brandformance, então, constrói-se valor de marca por meio do uso de dados relevantes e reais.
Quando uma marca fortalece sua relação com os usuários e sua presença no mercado, fica mais fácil atrair o público desejado, o engajamento torna-se mais profundo e o encantamento mais duradouro para converter novos leads e continuar estabelecendo um bom relacionamento com os que já existem.
Esses, na verdade, são apenas alguns dos benefícios relacionados a essa prática. Mas será que sua empresa realmente precisa incluir estratégias de brandformance para construir um bom branding e usar dados como bons aliados?
Por que eu preciso do brandformance?
Com tecnologias emergentes surgindo e revolucionando o mercado, como a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa), ficou mais fácil automatizar tarefas antes complexas e demoradas, assim como produzir conteúdo, interagir com clientes e analisar dados.
Cada vez mais empresas estão usando as ferramentas de IA para agilizar tarefas repetitivas e desbloquear recursos humanos para que os times possam se concentrar em atividades que realmente agregam valor aos negócios — isso inclui, por exemplo, a possibilidade de criar de campanhas mais estruturadas e criativas.
Isso significa que, as tecnologias e a automação, estão elevando o grau de complexidade nas campanhas de marketing, tornando o cenário mais competitivo.
Por essa razão, as marcas que desejam se destacar devem adotar estratégias centradas nos clientes, compreendendo suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo em que criam experiências mais personalizadas para eles.
E isso é possível com o brandformance.
Veja um exemplo real de como uma estratégia pode ser bem-sucedida e trazer bons resultados:
A Provi é uma marca que oferece financiamento estudantil para transformar o acesso à educação. Alunos, instituições de ensino e infoprodutores podem se beneficiar com as soluções oferecidas pela empresa.
Apesar dos excelentes serviços prestados, a marca enfrentou desafios em posicionar-se de forma relevante em um mercado competitivo, especialmente ao comunicar seu propósito e produtos para consumidores B2B e B2C.
Para solucionar esse problema, a estratégia adotada foi criar uma estratégia 360º, fundamentada em dados reais e planejamentos estratégicos, com o objetivo de agregar mais valor à marca e estabelecer uma comunicação agradável com os usuários. Essa interação foi estabelecida por meio de uma figura pública que possui uma história alinhada ao propósito da Provi: o Vyni, ex-BBB.
Com um diálogo claro, objetivo e empático, juntamente com uma estratégia embasada em informações relevantes, a Provi atingiu seus objetivos. Cerca de 7 milhões de pessoas foram alcançadas em mídia online, 11,6 milhões em mídia offline, a marca registrou um crescimento de 340% em menções positivas nas redes sociais e um aumento de 1.224% em palavras-chave ranqueadas no Google. Além disso, mais de 100.000 novos visitantes acessaram o site da marca, representando um crescimento de 94%.
Ainda não está convencido da necessidade de implementar uma estratégia de brandformance em seus negócios? Confira outras razões:
13 razões para ter uma estratégia de brandformance
Ter uma estratégia de brandformance permite…
- Reconhecer as necessidades e interesses dos clientes com base em dados concretos;
- Otimizar as campanhas;
- Identificar os canais em que cada tipo de campanha deve ser executado;
- Destacar-se entre os concorrentes;
- Medir resultados em diferentes plataformas;
- Fortalecer a identidade da marca;
- Criar conexões reais com os clientes;
- Alcançar metas;
- Aumentar as vendas e o engajamento do usuário;
- Aumentar o ROI com o uso de dados corretos;
- Reconhecer quais produtos e serviços seu público mais gosta;
- Entender por quais canais os consumidores estão chegando e interagindo;
- Criar campanhas criativas e orientadas por dados.
Mas…
Para criar uma estratégia de brandformance, você precisa:
Contratar uma agência de comunicação para estabelecer uma abordagem que combine estratégias de construção de marca com alto desempenho para atingir (e mensurar) os resultados é uma excelente opção.
Por meio de uma equipe especializada nessas duas modalidades, será possível definir um arquétipo baseado nas necessidades, personalidade e proposta de valor do seu negócio.
Comece a construir história orientadas por dados hoje mesmo:
Quero incluir o brandformance em minhas estratégias!
O brandformance é visto como uma solução inteligente para ajudar as empresas a enfrentarem os desafios recentes do marketing, unindo as forças do branding e da performance. Histórias e dados andam lado a lado para caminhar rumo ao sucesso desejado.
O que você está esperando para começar sua jornada de brandformance agora? Entre em contato e eleve sua estratégia de marketing a um novo patamar!