O e-mail já faz parte das nossas vidas há muitos anos e de lá pra cá, esse relacionamento só se fortaleceu.
Mesmo com tantas redes sociais, sites e aplicativos de comunicação disponíveis na web, grande parte das pessoas ainda priorizam o recebimento e envio dos e-mails.
Até o fim de 2023, cerca de 4,3 bilhões de pessoas usarão o e-mail diariamente. A expectativa para o próximo ano é que esse número suba para 4,48 bilhões, de acordo com pesquisas. Nenhuma outra plataforma virtual se aproximar desse potencial.
A pesquisa Digital Commerce 360 também indicou que para 43% dos entrevistados, o e-mail marketing é o canal que mais os influencia a realizarem compras.
Cerca de 72% dos consumidores clicam em e-mails com anúncios pelo menos algumas vezes por semana, enquanto 43% fazem isso diariamente. Números não faltam para mostrar que não há como deixar esse canal de fora das estratégias.
Isso significa que o e-mail representa uma porta de entrada para conversar com pessoas que estão dispostas a conhecer mais sobre o seu negócio e, possivelmente, se tornarem clientes.
O que é o e-mail marketing?
O e-mail marketing faz parte de uma estratégia de marketing que transforma a caixa de entrada em um poderoso canal de comunicação direto com sua base de clientes (e potenciais consumidores).
A partir do envio de e-mails, usando a lista de contatos certa, uma empresa pode divulgar serviços, produtos, soluções e conteúdos variados para atrair a atenção dos usuários e converter os leads em compradores.
Entretanto, antes de enviar qualquer e-mail para os clientes, a organização deve solicitar autorização e sempre adotar boas práticas para proporcionar experiência satisfatória e relevante para eles.
E qual o nível de importância dessa estratégia?
Por que fazer e-mail marketing?
Embora as redes sociais e aplicativos de comunicação tenham assumido um importante papel na vida dos usuários, grande parte da população continua priorizando os e-mails.
Ter uma estratégia de e-mail marketing é importante para estreitar um bom relacionamento com os clientes e divulgar serviços, produtos e soluções de uma maneira mais personalizada e flexível.
É um canal de comunicação que também ajuda a manter a lista de contatos atualizada com as novidades, lançamentos e ofertas do seu negócio para conquistar mais vendas.
E se mesmo após entender a importância dessa estratégia, você queira mais motivos para adotá-la, aqui estão eles:
4 motivos para você ter uma estratégia de e-mail marketing
- Maiores chances do seu cliente visualizar sua mensagem — publicar um post nas redes sociais não te dá a garantia de que seus seguidores verão aquela mensagem. O e-mail marketing, no entanto, oferece chances maiores disso acontecer. A taxa de abertura costuma ser maior.
- Retorno financeiro positivo — o e-mail marketing é um canal de comunicação com alto índice de ROI (retorno sobre investimento), o que torna, na maioria das vezes, mais eficaz.
- Formato personalizável e flexível — você decide como deve ser a estratégia de e-mail marketing da sua empresa. É possível colocar textos, vídeos, imagens, cores e o que mais for interessante para sua lista de contatos.
- Oportunidade de analisar diversas métricas — para garantir que sua estratégia de e-mail marketing foi bem-sucedida, é possível analisar métricas de taxa de entrega, abertura, cliques (CTR), descadastro, conversão, ROI e várias outras para identificar quais conteúdos mais converteram.
Tipos de e-mail marketing
Existem várias possibilidades para criar esse tipo de estratégia. Conheça alguns modelos:
Newsletter — é uma espécie de “jornal” digital para mostrar novidades, publicações interessantes, lançamentos e outros materiais. Seu envio costuma ocorrer semanalmente ou mensalmente.
E-mails promocionais — um dos estilos mais escolhidos por lojas virtuais e físicas. Seu intuito é divulgar produtos e serviços, disponibilizando promoções, cupons de descontos e benefícios para que o leitor realize a compra clicando diretamente em um link do e-mail.
Atualizações de conteúdo — esse formato de e-mail marketing tem como finalidade levar usuários para outros canais de comunicação, como blogs e sites informativos, por exemplo. Mostra as últimas publicações e inclui um botão de CTA (call to action) para que o consumidor possa visualizá-las.
Divulgação de eventos — as empresas também podem usar o e-mail para divulgar eventos e suas principais informações para os usuários conferirem e se inscreverem. Essa estratégia é ampla e permite o uso de imagens e elementos gráficos para atrair a atenção do leitor.
Fluxos de nutrição — e-mails disparados automaticamente quando o usuário executa uma ação. Por exemplo, quando alguém coloca um produto no carrinho de compras, mas sai do site sem concluir a compra e, algum tempo depois, recebe uma mensagem de “você se esqueceu de concluir sua compra”. Essa estratégia é utilizada para nutrir os leads, ou seja, fazer com que a pessoa repense e finalize o pedido.
Viu só como uma estratégia bem estrutura vem acompanhada de muitas vantagens? O e-mail pode ser a porta de entrada para divulgar serviços, produtos, conteúdos, novidades e eventos. Além disso, é um ótimo canal de comunicação para estreitar um bom relacionamento com potenciais clientes e com aqueles que já realizam compras com frequência.
No entanto, antes de sair por aí disparando vários e-mails, vale a pena se atentar às boas práticas: tomar cuidado com a frequência dos envios, evitar enviar mais de um e-mail para a mesma pessoa no dia e respeitar o que o cliente quer receber.