Seus clientes estão passando mais tempo navegando na internet para consumir conteúdos dos quais se interessam. O que o seu negócio tem feito para estar entre esses materiais? Nada? Então já passou da hora de criar uma estratégia de marketing de conteúdo!
As pessoas, que já estão conectadas as redes sociais há muito tempo, além de consumir conteúdos de que gostam, agora também utilizam esses canais para encontrar, avaliar e comprar produtos. Pesquisas indicam que cerca de 74% dos consumidores estão usando as redes sociais para fazer suas compras.
Os usuários estão usando as redes sociais para pesquisar mais sobre:
- Informações referente aos preços (67%);
- Comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (66%);
- Detalhes sobre os produtos como cores, materiais e tamanhos (64%);
- Imagens e fotos que ilustram o produto (59%);
- Informações sobre frete (49%);
- Dados da empresa, como endereço do site ou da loja física (47%);
- Canais de atendimento e contato (26%).
Por essa razão, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais abordagens de sucesso para as empresas que querem ser lembradas por seus clientes e conquistar cada vez mais espaço na internet.
Marketing de conteúdo: o que é?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em criar e compartilhar conteúdos de qualidade em diferentes canais de comunicação para atrair potenciais clientes (e fidelizar aqueles que já consomem), engajar com o público-alvo, solucionar problemas, entreter e fortalecer a autoridade da marca.
As empresas costumam usar o marketing de conteúdo como principal aliado para se tornar referência na internet e construir uma boa relação com os clientes de forma natural e espontânea.
Veja por que o marketing de conteúdo é importante:
10 razões para o seu negócio ter uma estratégia de marketing de conteúdo
Criar conteúdo de valor para seus clientes é uma excelente estratégia para:
- Aumentar a visibilidade online da sua marca;
- Atrair mais clientes;
- Proporcionar ótimas experiências aos usuários;
- Gerar mais vendas;
- Aumentar a interação dos clientes com seu negócio;
- Conquistar a confiança do público;
- Fornecer orientações e informações claras sobre produtos ou serviços;
- Responder dúvidas de clientes sem que haja a necessidade de falar com um atendente;
- Aumentar o número de páginas indexadas no Google;
- Despertar o interesse do seu público pelo que o seu negócio tem a oferecer.
O que compõe o marketing de conteúdo?
No marketing de conteúdo você encontra diversas possibilidades para atender seu público de acordo com o que desejarem. Sua empresa, por exemplo, pode trabalhar com os seguintes materiais:
Artigos para blog
Muitas pessoas gostam e preferem ler artigos na internet a acompanhar outros tipos de materiais. Felizmente, as empresas podem usar esses blogposts como estratégia para alavancar seus negócios, responder dúvidas e atrair potenciais clientes.
Artigos com dicas, instruções, recomendações, sugestões de como usar determinado produto, entre outros assuntos, podem ser interessantes para o público que você deseja atingir.
Os blogposts também são ótimos para as marcas que querem alcançar boas posições nos principais mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo, usando estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
E-books
Os e-books também podem fazer parte da sua estratégia de marketing de conteúdo. São materiais mais extensos e completos para abordar temas específicos com a intenção de responder todas as dúvidas, sem que o usuário precise navegar por outras redes para buscar mais informações.
Nesse modelo de conteúdo, sua marca pode falar mais detalhadamente sobre seus itens, cenários, dicas, fabricação de produtos e o que mais for necessário, com um layout personalizável que pode vir acompanhado de imagens, elementos gráficos e links para facilitar o entendimento do usuário.
Postagens nas redes sociais
As redes sociais assumiram um importante papel na vida dos usuários. Muitas pessoas passam horas navegando por suas redes favoritas em busca de conteúdos de qualidade para acompanhar.
A boa notícia é que a sua marca, por meio do marketing de conteúdo, pode se tornar um dos perfis favoritos daqueles que já consomem seus produtos e daqueles que futuramente poderão se tornar clientes.
As redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn podem conter diferentes tipos de postagens com conteúdos mais curtos do que fornecidos em um blogpost ou e-book.
Nos posts é possível mostrar um pouco dos bastidores da empresa (mostrando desde a produção de um produto até o processo de entrega), sobre o universo da marca (trazendo novidades e mudanças), publicações institucionais para falar sobre a história da empresa, cases de sucesso com avaliações de clientes e posts para educar o consumidor, ensinando como usar o produto, por exemplo.
As postagens podem vir em forma de imagem, carrossel (com mais de um vídeo ou imagem), vídeo ou stories (quando a pessoa pode visualizar um conteúdo apenas por 24 horas).
O ponto positivo das redes sociais é que além de consumir os conteúdos disponibilizados pelo seu negócio, as pessoas também poderão interagir com a sua marca, estabelecendo um bom relacionamento.
Conseguiu compreender como o marketing de conteúdo é importante? Criar uma estratégia eficiente pode ser a chave para impulsionar sua marca, atrair mais clientes e conquistar a confiança daqueles que se interessam pelo seu negócio.
No entanto, para dar o “start” em uma estratégia como essa é preciso passar por várias etapas como a criação da persona (personificação do cliente ideal) para saber quais temas deve explorar e para quais canais, o planejamento, a mensuração de resultados para compreender o que funciona e o que não funciona para o seu público e várias outras.