Descubra como encantar clientes contando boas histórias.
Todo mundo (ou sua grande maioria) gosta de ouvir boas histórias, de se emocionar, se identificar, se envolver com elas. Inclusive seus clientes. O Storytelling aproxima o público do seu negócio ao contar histórias que despertam boas emoções.
Chamamos de Storytelling a capacidade de encantar, emocionar e cativar pessoas por meio de histórias. Uma estratégia utilizada para despertar emoções, comover e engajar com histórias que deixam marcas.
Para que as histórias sejam marcantes, elas devem conter um enredo elaborado e envolvente, uma narrativa capaz de cativar o público e recursos audiovisuais que prendam a atenção dos usuários.
Essa técnica persuasiva constantemente usada na televisão, nas redes sociais e nas propagandas, além de aproximar a marca do público, incentiva a compra de produtos de maneira indireta, fazendo com que o cliente se interesse pela compra sem precisar “forçar” esse processo.
Qual o objetivo do storytelling?
O objetivo do storytelling é contar histórias cativantes usando personagens, cenários, roteiros e elementos gráficos para transmitir uma mensagem.
Uma marca pode usar essa estratégia para contar a trajetória da empresa de uma maneira emocionante para aproximar o público, falar de um evento que aconteceu ou que acontecerá, ou até mesmo anunciar o lançamento de um produto de uma forma humanizada, por exemplo.
Com esse tipo de conteúdo, o esperado é que o cliente se conecte emocionalmente com a história contada pelo seu negócio.
O que é preciso para fazer storytelling?
Para incluir uma estratégia de storytelling no marketing de uma marca, o primeiro passo é ter um plano de ação para:
- Definir qual história será contada e qual seu objetivo;
- Escolher qual a melhor maneira de contar aquela história para público;
- Escrever um roteiro marcante;
- Escolher os cenários, personagens e elementos que deixarão a história mais emocionante.
Ao definir a estratégia, o próximo passo é entender qual a melhor forma de produzir esse conteúdo.
Como o storytelling pode ser feito?
O conteúdo do storytelling pode:
- Ser informativo para ensinar o cliente como usar determinado produto;
- Conter ações que geram comunicação espontânea;
- Trazer significado e momentos marcantes para os usuários.
Quer um exemplo?
Para você entender, na prática, como uma estratégia de storytelling funciona e como ela pode ser importante para os negócios, trouxemos um case de sucesso da Sicoob Cocred.
O objetivo era criar um vídeo que convidasse o espectador a refletir sobre a importância da cooperação. Para isso, o storytelling seria usado para mostrar a transformação de uma garotinha que recebe a ajuda espontânea de seu vizinho.
O desafio, no entanto, foi trazer uma história emocionante que mostrasse a essência e o propósito principal da marca: o cooperativismo, de forma mais humanizada e real.
Para que o storytelling trouxesse todas essas características, a ideia foi trazer uma história sensível, com personagens reais, para mostrar como a cooperação, quando não se espera nada em troca, pode transformar vidas e trazer a felicidade tanto para quem faz quanto para quem recebe a ação.
Esse foi o resultado:
O filme emocionou e recebeu mais de 652 mil views (360.389 do vídeo postado no YouTube), 276 compartilhamentos no Instagram e vários comentários no Instagram. Além disso, foi premiado no FestVideo (um dos mais respeitados prêmios publicitários do país) com o prêmio principal, o Grand Prix.
Quer levar uma estratégia de storytelling como essa para o seu negócio? Entre em contato!